Bandar Seri Begawan — O navio de treinamento naval chinês Qi Jiguang (Hull 83), que está em uma missão de treinamento de cadetes e visita em mares distantes, chegou nesta segunda-feira ao porto de Muara, em Brunei, iniciando uma visita de boa vontade de três dias ao país.
Mais de 400 pessoas, incluindo o embaixador da China em Brunei, Xiao Jianguo, funcionários da Embaixada da China em Brunei, representantes de empresas chinesas e associações chinesas locais, bem como representantes da Marinha Real de Brunei, receberam o navio Qi Jiguang no porto.
Durante a visita ao sultanato, os comandantes dos navios farão uma visita de cortesia ao comandante interino da Marinha Real de Brunei, Haji Mohamad Sarif Pudin. Os membros navais chineses visitarão o centro de treinamento naval de Brunei, o Museu das Forças Armadas Reais de Brunei, a Universidade de Brunei Darussalam e vários navios da Marinha Real de Brunei.
O lado chinês também realizará partidas esportivas amistosas com oficiais da marinha de Brunei e participará de atividades de proteção ambiental nas praias.
Durante sua estadia, o navio será aberto ao público por dois dias e a princesa Hajah Masna, embaixadora especial do Ministério das Relações Exteriores de Brunei, visitará o navio.
Batizado em homenagem a Qi Jiguang, um herói nacional da Dinastia Ming da China, o navio Qi Jiguang foi comissionado em fevereiro de 2017 como o maior e mais modernizado navio de treinamento profissional chinês. Esta é a segunda visita do navio de treinamento naval a Brunei.