Salalah — A Embaixada da China em Omã organizou na noite de terça-feira uma cerimônia de conclusão do Monumento de Zheng He na cidade costeira de Salalah, na província de Dhofar, para homenagear o grande marinheiro chinês que uma vez viajou para a costa de Omã, bem como a tradicional amizade entre os dois países.
A embaixadora da China em Omã, Li Lingbing, proferiu um discurso na cerimônia, afirmando que Omã é um país importante ao longo da antiga Rota Marítima da Seda e o protagonista deste monumento Zheng He, um navegador chinês da Dinastia Ming (1368-1644 ), visitou Omã, incluindo Dhofar, quatro vezes.
Li disse que, como este ano marca o 45º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, a conclusão do Monumento de Zheng He nesta importante ocasião histórica tem um significado especial.
Acredita-se que este monumento histórico único se tornará um novo símbolo do avanço contínuo da amizade China-Omã na nova era, disse ela, acrescentando que testemunhará o aprimoramento contínuo do entendimento mútuo e intercâmbios em vários campos entre a China e Omã e contribuirá para a construção de uma comunidade de futuro compartilhado com benefício mútuo e desenvolvimento comum, trazendo maiores benefícios aos povos de ambos os países.
Khalid bin Salim al Saeedi, presidente da Associação de Amizade Omã-China, disse em seu discurso que o Monumento de Zheng He demonstra claramente os intercâmbios duradouros e ininterruptos entre as civilizações de Omã e China. Os sábios líderes de ambos os países têm se empenhado no desenvolvimento e crescimento das relações bilaterais em vários campos.
Zheng é amplamente reconhecido como um dos marinheiros mais talentosos da história chinesa. Ele comandou as enormes frotas da dinastia Ming para embarcar em sete viagens expedicionárias ao sudeste da Ásia, sul da Ásia, oeste da Ásia e leste da África durante o século XV.
Projetado pelo Instituto de Projetos Arquitetônicos de Beijing, o monumento inspira-se nas graciosas ondas do mar e na proa de um navio, capturando as curvas dinâmicas que retratam vividamente a frota de Zheng navegando triunfalmente através do vento e das ondas. Notavelmente, a construção do monumento empregou tecnologia de impressão 3D de ponta, executada pela China Communications Construction Company.
O local escolhido para o Monumento de Zheng He fica na área central do distrito da cultura tradicional costeira, turismo e comércio de nível nacional desenvolvido pela província de Dhofar. O monumento servirá como um marco permanente para Salalah.
A China e Omã estabeleceram uma parceria estratégica em 2018 e assinaram acordos de cooperação no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota.