Beijing — A China concluiu mais um teste de um ponto de prova para motores de foguetes com propelentes líquidos de grande empuxo que poderiam alimentar suas futuras missões lunares tripuladas.
O ponto de prova em Tongchuan, na Província de Shaanxi, no noroeste da China, é agora o maior da Ásia para testar motores de foguete de propulsão líquida. Projetado para suportar um empuxo básico de 700 toneladas, o local realizou um teste de fogo de propulsor do motor bem-sucedido em 24 de abril, de acordo com a China Aerospace Science and Technology Corporation, proprietária do local.
O teste mais recente marcou uma melhoria substancial nas capacidades de teste de motores de foguetes, oferecendo suporte para veículos de lançamento que serão usados em futuros pousos lunares tripulados, explorações espaciais profundas e construção de infraestrutura espacial, disse Tan Yonghua, funcionário sênior da corporação.
A China planeja realizar pousos lunares tripulados até 2030, anunciou a agência espacial tripulada do país antes do lançamento da espaçonave Shenzhou-16, no início desta semana.