Guangzhou — O volume de comércio entre a Província de Guangdong, no sul da China, e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) ultrapassou US$ 65,5 bilhões em 2022, alta de 9,5% em termos anuais, de acordo com o Fórum do Setor Privado China-CELAC, realizado nesta quarta-feira, em Dongguan, Guangdong.
Com a participação ativa de empresas privadas, Guangdong tem continuamente fortalecido seus intercâmbios amigáveis, cooperação econômica e cooperação comercial com países da América Latina e do Caribe nos últimos anos. A província e a CELAC têm 18 cidades irmãs, e 11 países latino-americanos estabeleceram consulados-gerais em Guangzhou, capital de Guangdong.
Segundo dados do governo provincial, em 2022, o valor agregado da economia privada na Província de Guangdong foi de 6,98 trilhões de yuans (cerca de US $98,23 bilhões), e o volume total de importação e exportação da economia privada na província foi de 4,87 trilhões de yuans.
Guangdong continuará a promover inabalavelmente um alto nível de abertura para o mundo exterior, a criar um ambiente de negócios orientado para o mercado, legalizado e internacional e a aprofundar a cooperação econômica privada com os países da América Latina e do Caribe.