Paris — A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês) aceitou uma decisão sobre o estabelecimento de um Instituto de Categoria I sobre ensino de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) em Shanghai, China, na segunda-feira, durante a 216ª sessão do conselho executivo.
Vários membros do conselho executivo mostram gratidão à China pelo apoio à UNESCO. Eles disseram que o Instituto de Categoria I fortalecerá a liderança da UNESCO no campo do ensino de STEM e contribuirá de forma significativa para a implementação do mandato da UNESCO e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030 da ONU.
O vice-ministro da educação, presidente da Comissão Nacional Chinesa para a UNESCO e chefe da delegação chinesa, Chen Jie, disse que essa decisão será histórica, e o tempo mostrará que ela foi certeira. Em nome da China, Chen demonstrou muito respeito e gratidão a todos os Estados-membros e ao Secretariado da UNESCO, prometendo que o país cumpriria seus compromissos e cooperaria com o secretariado na implementação da decisão.
Os Institutos de Categoria I da UNESCO são parte da organização e atuam como um grupo de reflexão, um definidor de padrões, um promotor da cooperação internacional, um centro de informações e um criador de capacidade dentro do mandato. De acordo com a Constituição da UNESCO, a decisão adotada pela atual sessão do conselho executivo sobre o estabelecimento de um Instituto de Categoria I na China irá para a etapa de aprovação final na 42ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, que será realizada em novembro deste ano. Depois de aprovado, ele será o primeiro Instituto de Categoria I na China.