Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Premiê chinês se reúne com delegação do Partido Comunista de Cuba

Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se nesta segunda-feira com uma delegação do Partido Comunista de Cuba (PCC) liderada por Roberto Morales Ojeda, membro do Birô Político e secretário de organização do Comitê Central do PCC.

Observando que tanto a China quanto Cuba são países socialistas e que a China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Cuba, Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que os líderes dos dois países apontaram conjuntamente a direção para o desenvolvimento das relações entre os dois partidos e os dois países.

A China está disposta a trabalhar com Cuba para implementar fielmente o importante consenso alcançado pelos principais líderes dos dois partidos e países, aprofundar a amizade e expandir a cooperação mutuamente benéfica e de ganhos recíprocos para fazer avançar ainda mais as relações China-Cuba, disse Li.

Não importa como a situação internacional possa mudar, Li disse que a política de amizade de longo prazo da China com Cuba não mudará, a determinação de apoiar Cuba a seguir o caminho socialista não mudará e a direção de promover a cooperação pragmática entre a China e Cuba não mudará.

Ele pediu esforços para fortalecer a coordenação estratégica, salvaguardar firmemente a paz, a equidade e a justiça mundiais, praticar o multilateralismo, aprofundar a cooperação pragmática em vários campos, implementar o plano de cooperação do Cinturão e Rota e transformar constantemente a confiança mútua política de alto nível em mais resultados pragmáticos.

China e Cuba devem fortalecer os intercâmbios e o aprendizado mútuo de experiências de modernização, explorar conjuntamente o caminho para promover a modernização e continuar a buscar a felicidade para seus povos, acrescentou Li.

Ao apreciar o apoio inabalável da China a Cuba em sua causa de justiça a longo prazo, Morales disse que a relação entre os dois partidos serve como uma importante pedra angular dos laços bilaterais. Ele disse que o PCC está disposto a melhorar os intercâmbios interpartidários, aprender com a experiência da China em áreas como a construção do partido, a reforma e a abertura e a erradicação da pobreza, facilitar a cooperação pragmática e promover conjuntamente a causa socialista e o desenvolvimento das relações Cuba-China.

Cuba apoia firmemente a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global propostas pela China e está pronta para reforçar a coordenação multilateral com a China para promover conjuntamente a paz, o desenvolvimento e a justiça mundiais, acrescentou Morales.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo