Beijing, 13 abr (Xinhua) — A China expressou por meio de canais diplomáticos suas graves preocupações com a decisão do Japão de descartar água radioativa em Fukushima, lançando-a no Oceano Pacífico, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores na segunda-feira.
O porta-voz Zhao Lijian fez os comentários enquanto respondia a uma pergunta relevante. Ele disse que a China exortou o lado japonês a tomar uma atitude responsável e tratar a questão do descarte de lixo nuclear com cautela.
Observando que o acidente nuclear de Fukushima é um dos mais graves no mundo até agora, Zhao disse que o acidente causou o vazamento de uma grande quantidade de material radioativo, o que teve um profundo impacto no meio ambiente marinho, segurança alimentar e saúde humana .
Zhao enfatizou que o descarte adequado de resíduos nucleares está relacionado aos interesses públicos internacionais e aos interesses vitais dos países vizinhos. Deve ser manuseado com cuidado e adequadamente para evitar maiores danos ao meio ambiente marinho, à segurança alimentar e à saúde humana.
O mundo está acompanhando com profunda preocupação a decisão do lado japonês sobre o lançamento de águas residuais nucleares no oceano, levantando dúvidas e expressando oposição. Também há forte oposição no Japão. Não pode se fazer de surdo diante disso, disse Zhao.
“O lado japonês deve agir de maneira responsável pelos interesses públicos globais e pelos interesses de seu próprio povo”, acrescentou Zhao.