Fuzhou – Grandes empresas esportivas chinesas, como Anta, Xtep e Li-Ning, tiveram um crescimento considerável em 2022, de acordo com os resultados financeiros anuais divulgados nos últimos dias.
A receita anual da Anta aumentou 8,8% em termos anuais, para 53,65 bilhões de yuans, com receita anual superior a 50 bilhões de yuans pela primeira vez na história da empresa.
A Anta permanece no topo da indústria de artigos esportivos da China pelo 11º ano consecutivo. O número de funcionários da Anta aumentou em 7 mil no ano passado, e a empresa contratará mais 25 mil em 2023.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing foram um grande ponto de crescimento para Anta em 2022. Como patrocinadora dos Jogos, a Anta forneceu produtos para 12 equipes nacionais chinesas de esportes de inverno. A marca se beneficiou desta ligação, já que um maior número de consumidores compravam seus produtos.
“Com mais apoio do país às empresas privadas, a rápida recuperação da indústria do esporte e o desenvolvimento constante da economia, estamos mais confiantes em nosso objetivo de desenvolvimento de alta qualidade”, disse Ding Shizhong, presidente e CEO da Anta Sports.
A Xtep International alcançou uma receita de 12,93 bilhões de yuans, um aumento anual de 29,1%. A empresa tem se concentrado em tênis de corrida nos últimos anos. Em setembro de 2022, a Xtep anunciou o novo objetivo de produzir “tênis de corrida chineses de classe mundial”. A marca continuou patrocinando eventos de maratona no ano passado e seus clubes de corrida atraíram 1,7 milhão de participantes.
“Nos próximos 10 anos, a Xtep investirá cinco bilhões de yuans para promover a indústria de corrida na China”, disse Ding Shuibo, presidente da Xtep.
A receita da Li-Ning aumentou 14,3%, para 25,8 bilhões de yuans. Li-Ning se concentrou em esportes como basquete, corrida, fitness e badminton. O número de lojas de varejo domésticas da Li-Ning atingiu 6295, 360 a mais do que em 2021.
“Acreditamos que ainda há muito espaço para o desenvolvimento do mercado esportivo chinês”, disse Li Ning, fundador da empresa que leva seu nome. “Continuaremos melhorando nosso produto para melhor atender às necessidades de nossos consumidores.”