Tasquente, 9 abr (Xinhua) — O Uzbequistão construirá uma infraestrutura de energia de hidrogênio para ajudar o país em sua transição para uma economia verde, afirmou o Ministério da Justiça do Uzbequistão na sexta-feira, citando um decreto presidencial.
O decreto considera mudanças estruturais na demanda por recursos energéticos e prevê uma ampla introdução de tecnologias inovadoras para desenvolver energia de hidrogênio e fontes de energia renováveis, afirmou o ministério.
No âmbito do ministério, será criado o Instituto Nacional de Pesquisa em Fontes de Energia Renovável, com um centro de pesquisa em energia do hidrogênio e um laboratório de tecnologias de energia renovável e hidrogênio, segundo o documento.
O Uzbequistão está empenhado em combater a mudança climática e introduzir fontes de energia renováveis amigáveis ao meio ambiente na matriz energética do país, afirmou o ministro da Energia do Uzbequistão, Alisher Sultanov, em um comunicado individual.
“O decreto de hoje, apoiando a construção de uma infraestrutura de energia de hidrogênio e maior desenvolvimento de fontes de energia renováveis, é um grande passo neste processo”, disse ele.