Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Realizado seminário sobre criação de uma Chinatown na cidade de São Paulo

Aconteceu na última sexta feira, na Câmara Municipal de São Paulo, um seminário para discussão sobre a criação de uma Chinatown na capital paulista.

   O grupo debateu sobre necessidades e estratégias para a criação e valorização da região escolhida.

   Ricardo Cury – Associação Comercial de São Paulo

   “Com relação às artes, também ter um polo de artes que possa abraçar a música, dança, pintura, literatura, cerâmica, murais, esculturas, bordados, arte em papel, jardinagem e etc.”

   O seminário contou com a participação de representantes da comunidade chinesa, especialistas em cidades, além de membros de associações comerciais.

   Todos buscavam agregar suas experiências, para que o resultado seja compatível com a grande importância da relação sino-brasileira.

   Integrantes da comunidade chinesa de São Paulo participaram da reunião e enalteceram a importância da cidade como polo de imigração e concentração de chineses no Brasil.

   André Ye – Associação Chinesa do Brasil

   “É importante registrar também, que o mundo tem vários modelos de Chinatown, como nos Estados Unidos, Europa, África e Austrália. E por esse histórico sabemos que muitos desses projetos nasceram dos desafios das comunidades chinesas nesses locais, o que envolveu muitas lutas e conquistas de todos os chineses e suas associações locais na criação de espaços coletivos.”

   Autora do projeto de lei, a vereadora Edir Sales, ressaltou que a criação da Chinatown paulistana busca criar um polo comercial, cultural e de convivência, para que turistas de todos os cantos saibam onde encontrar produtos, apreciar a culinária ou fazer negócios com representantes diretos da comunidade chinesa.

   Edir Sales – Vereadora

   “É fundamental, a Chinatown vai trazer muito mais união, porque nós temos uma comunidade chinesa muito grande aqui em São Paulo. Inclusive nós criamos o Dia do Imigrante Chinês aqui na câmara, que é uma data que a gente comemora todo ano.

    Então acho muito importante esse projeto de lei criando a Chinatown aqui em São Paulo, a exemplo de Londres, Nova York e outros países mais para a gente poder estreitar mais o conhecimento, a sabedoria dos chineses com os paulistanos. Na música, culinária, na arte, em todas as áreas. Eu acho que vai ser muito importante a gente ter a Chinatown aqui em São Paulo.”

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo