Xichang – A China enviou nesta quinta-feira um novo satélite de comunicações em órbita a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na Província de Sichuan, sudoeste da China.
O satélite “ChinaSat 26” foi lançado às 19h49 (horário de Beijing) por um foguete transportador Longa Marcha-3B.
O satélite fornecerá principalmente serviços de acesso à banda larga de alta velocidade para terminais fixos, bem como terminais montados em veículos, navais e aéreos.
O satélite de nova geração e alto rendimento foi desenvolvido para atender à demanda por internet via satélite e transmissões de comunicação, e é um exemplo da principal infraestrutura espacial da China.
É também o primeiro satélite de alto rendimento da China com uma capacidade de comunicação de mais de 100 gigabits por segundo (Gbps).
O satélite trabalhará junto com os satélites em órbita e de alto rendimento ChinaSat 16 e ChinaSat 19 para fornecer comunicações de rede privada de alta velocidade e serviços de internet via satélite.
Eles fornecerão conjuntamente um novo meio de transmissão de informações seguro e confiável com uma cobertura mais ampla em áreas remotas, reduzindo a lacuna digital entre as áreas urbanas e rurais.
Além disso, eles atenderão efetivamente à grande demanda por comunicações de banda larga no setor de viagens aéreas e para viagens longas, gerando novos modelos de negócios para serviços de internet via satélite.
O lançamento marca a 463ª missão da série de foguetes transportadores Longa Marcha.