Beijing – As empresas privadas da China registraram um sólido desempenho em responsabilidade social corporativa (RSE) em 2021, mostrou um relatório da Federação Chinesa de Indústria e Comércio.
As empresas desempenharam um papel mais importante na estabilização do crescimento, aumento do emprego, contribuição fiscal, empreendedorismo e inovação, vitalização rural, proteção ambiental e esforços de caridade, disse o relatório divulgado na terça-feira.
Os resultados foram baseados em uma pesquisa de questionário com mais de 20 mil empresas privadas na China e investigações de campo sobre cerca de 100 empresas privadas em 11 províncias e municípios.
Por exemplo, o valor agregado das principais empresas industriais privadas da China aumentou 10,2% em 2021, 0,6 ponto percentual acima do nível médio nacional, enquanto suas importações e exportações subiram 26,7%, para 19 trilhões de yuans (US$ 2,76 trilhões), representando 48,6% do comércio exterior total da China.
No final de 2021, a China possuía mais de 44,57 milhões de empresas privadas, representando 92,1% de todas as empresas do país, disse o relatório.
O relatório observou que o rápido crescimento das empresas privadas constituiu o apoio mais direto e substancial à consolidação do emprego e à criação de novos postos de trabalho.