Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Mercado chinês de luxo pronto para rápida recuperação em 2023

Haikou – Relatórios recentes sugerem que o mercado de luxo da China deve inaugurar uma rápida recuperação em 2023, alimentada por fatores como o aumento nas compras duty-free offshore.

   De acordo com a empresa de consultoria de gestão Bain & Company, as vendas de luxo pessoal na China encolheram 10% ano a ano em 2022, encerrando sua sequência de cinco anos de crescimento exponencial, mas as condições positivas devem retornar antes do final do primeiro trimestre de 2023.

   Xing Weiwei, sócia da Bain & Company, disse que o consumo de luxo na China deve se recuperar à medida que a pandemia de COVID-19 diminui, o tráfego de pedestres em shoppings aumenta e a confiança do consumidor melhora. “Esperamos ver os níveis de vendas de 2021 em algum momento entre o primeiro e o segundo semestre de 2023.”

   Um relatório da PricewaterhouseCoopers (PwC) sugere que a China continuará a liberar o potencial de crescimento como uma das principais forças motrizes do mercado global de luxo.

   O relatório da PwC estimou que o mercado de luxo da China atingirá 816 bilhões de yuans (US$ 119 bilhões) em 2025, representando cerca de um quarto da participação no mercado mundial.

   Os jovens, as tradições chinesas, o aumento da penetração da internet e o desenvolvimento do mercado duty-free são tendências futuras para o mercado de luxo da China, acrescentou o relatório.

   As compras duty-free, com a província insular de Hainan sendo o principal canal, estão abrindo novos caminhos no mercado chinês de luxo. O impacto dessa tendência é tão significativo que o relatório da PwC descreveu Hainan como “estrategicamente importante para as marcas de luxo acelerarem a expansão na China”.

   As vendas offshore isentas de impostos da Hainan atingiram 49,5 bilhões de yuans em 2021, ocupando cerca de 13% do mercado chinês de luxo, de acordo com o relatório. Ele projeta que a taxa de crescimento anual composto do mercado duty-free de Hainan atinja 32,8% de 2023 a 2026.

   As compras duty-free têm se tornado uma atração chave de Hainan, com suas praias cênicas atraindo turistas de todo o mundo. Wu Lan, uma turista de Xi’an, no noroeste da China, comprou muitos produtos de cuidados da pele e cosméticos nas lojas duty-free em Haikou e Sanya durante a Festa da Primavera.

   “A beleza (das compras duty-free em Hainan) é o preço mais baixo e uma ampla gama de marcas para escolha”, disse ela.

   Desde o início deste ano, à medida que o turismo floresceu após o alívio das medidas de controle epidêmico, as compras isentas de impostos em Hainan vêm apresentando uma forte recuperação, marcando um bom começo para o mercado de luxo da China.

   Hainan relatou um total de 1,56 bilhão de yuans em vendas duty-free offshore durante o feriado da Festa da Primavera, um aumento ano a ano de 5,88%, de acordo com as Alfândegas de Haikou.

   O número de compradores de produtos duty-free em Hainan durante o feriado de uma semana totalizou 157 mil, um aumento de 9,51% em relação ao mesmo período do ano passado, com cada comprador gastando uma média de quase 10 mil yuans.

   Desde 2011, a ilha tem visto suas vendas anuais duty-free crescerem quase 50 vezes, com um crescimento médio anual de 44,6%, de acordo com o departamento provincial de comércio.

   Hainan se esforçará para incentivar a demanda do consumidor e aumentar suas vendas duty-free offshore para mais de 80 bilhões de yuans em 2023, de acordo com o relatório de trabalho do governo da província.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo