Kunming – A recuperação da confiança do mercado e uma florescente “economia romântica” baseada no aumento da renda dos consumidores na China levaram a vendas robustas de flores naturais.
Em uma floricultura em Beijing, empregados muito ocupados podiam ser vistos recentemente embalando buquês antes do Dia dos Namorados. “Ninguém pode recusar um ramo de flores bonitas”, disse Chen Lin, uma gerente da loja. A loja costumava vender flores importadas, mas agora vende as da Província de Yunnan, no sudoeste da China, a principal produtora no país.
As vendas da loja nos últimos dias ficaram entre 50.000 yuans (US$ 7.300) e 100.000 yuans por dia, acima de antes da pandemia da COVID-19, disse ela.
Nos últimos dias, o volume médio diário de vendas no Mercado de Flores de Dounan, em Kunming, capital da Província de Yunnan, subiu para quase 30 milhões de caules. O Mercado de Flores de Dounan é o maior mercado de comércio de flores frescas da Ásia.
Por trás das vendas aquecidas de flores frescas estão o crescimento da renda e a busca pelo romance. “Era inimaginável no passado”, disse Yang Yuyong, um veterano vendedor de flores. “No passado, havia poucas floriculturas e os preços eram altos. Flores naturais eram consideradas presentes de luxo.”
Os consumidores compram flores para festivais e celebrações, mas o consumo está mudando e mais pessoas agora estão comprando em dias normais para adicionar romance às suas vidas.
“No passado, as pessoas recebiam ou compravam como presente de aniversário. Agora, muitas plataformas de comércio eletrônico vendem uma grande variedade de flores a preços bastante baixos”, de acordo com uma mulher em Beijing de sobrenome Song. “Há flores frescas em minha casa durante todo o ano. No passado, as flores eram presentes, e agora são uma parte rotineira da vida”, disse Song.
Com o desenvolvimento de áreas de produção de flores como Yunnan, tanto a quantidade quanto a qualidade da oferta na China melhoraram, e os padrões de consumo também estão mudando, disse Li Shenchong, diretor do instituto de pesquisa de flores da Academia de Ciências Agrícolas de Yunnan.
“As compras domésticas para a vida cotidiana agora se tornaram a tendência do consumo de flores”, disse Fei Xuemei, vice-presidente do braço de varejo da Associação de Flores da China. Com o desenvolvimento da economia romântica, a demanda do consumidor por flores de alta qualidade tem crescido ano a ano, disse Fei.
O crescente comércio eletrônico da China e a indústria de entrega expressa em rápido crescimento também estão impulsionando as vendas de flores naturais.
“Um quarto das minhas flores são vendidas online”, disse a florista Zhang Kuaping, do Mercado de Flores de Dounan. “Eu combino flores diferentes de acordo com as preferências do cliente e as entrego por via aérea”, disse Zhang, que tem clientes regulares em Shanghai, Nanjing e Guangzhou, que agora fazem pedidos mensais.
Cai Fukun, um entregador que trabalha para a SF Express em Yunnan, tem trabalhado até muito tarde recentemente — recebendo pedidos, empacotando as flores e carregando as encomendas em seu caminhão.
O transporte de flores tem requisitos rigorosos de temperatura e velocidade, de modo que a gigante de entregas SF Express investiu em aeronaves de carga completa e veículos de cadeia de frio, disse Yang Jinglei, funcionário da filial de Yunnan da SF Express.
“Criamos um modo de transporte ‘aviação mais ferrovia de alta velocidade mais cadeia de frio’. As flores podem ser entregues dos campos aos clientes em apenas 24 horas”, disse Yang.
Han Tianxing, que trabalha na indústria de flores em Kunming há quase 30 anos, disse que a cadeia de frio e a logística da aviação garantem a entrega oportuna. “A qualidade não é afetada, e o romance não é prejudicado”, disse Han.
“O tratamento pós-colheita também é muito importante para a qualidade das flores”, disse Fei. A indústria de flores em Yunnan estabeleceu um processo de tratamento padronizado: pré-resfriamento, embalagem e refrigeração. Algumas empresas até desenvolveram “agentes de frescor” para prolongar o ciclo de vida das flores.
A recuperação da confiança do mercado este ano também contribuiu para o aumento das vendas de flores, disse Li Qian, leiloeiro do Centro Internacional de Leilões de Flora de Kunming. De 24 de janeiro a 8 de fevereiro, o volume de negociação do centro foi de 56,42 milhões de caules, um aumento de quase 40% em relação ao ano passado.