Taiyuan – A China lançou com sucesso um foguete Longa Marcha-2D no domingo, enviando 14 novos satélites ao espaço.
O foguete decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na Província de Shanxi, no norte da China, às 11h14 (horário de Beijing).
Os satélites, incluindo o Qilu-2 e o Qilu-3, entraram em suas órbitas planejadas.
O Qilu-2 e o Qilu-3 são um satélite óptico de alta resolução e um satélite óptico de faixa ampla, respectivamente, com cargas úteis de dispositivos de imagem óptica para observação da Terra.
Eles fornecerão à Província de Shandong, no leste da China, serviços de sensoriamento remoto para levantamento de terras, agricultura, silvicultura, proteção ambiental e prevenção e redução de desastres. Também trabalharão em coordenação com o satélite Qilu-1 em órbita.
Esta foi a 462ª missão de voo usando a série de foguetes Longa Marcha.
O foguete Longa Marcha-2D foi desenvolvido pela Academia de Tecnologia de Voos Espaciais de Shanghai, uma subsidiária da China Aerospace Science and Technology Corporation.
Conhecido por sua confiabilidade e adaptabilidade, este foguete pode atender a várias demandas de lançamento para um único satélite e satélites em série em distribuição de série ou paralela a bordo do foguete. Nesta missão, transportou 14 satélites de sete desenvolvedores diferentes.