Beijing – A China pode garantir fornecimento de energia e tem mecanismos de gestão para ajudar a lidar com picos no uso de energia em meio a ondas de frio e ao feriado da Festa da Primavera, disse um funcionário sênior nesta sexta-feira.
Com uma capacidade de reserva de gás natural superior a 32 bilhões de metros cúbicos, a China tem 20 bilhões de metros cúbicos de armazenamento de gás disponíveis atualmente, na metade da temporada de aquecimento, disse Lian Weiliang, vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, em uma entrevista coletiva.
A reserva de carvão que pode ser distribuída pelo governo é de cerca de 50 milhões de toneladas, enquanto o armazenamento de carvão em usinas elétricas permanece a um nível elevado de cerca de 175 milhões de toneladas, o que é suficiente para atender às necessidades de energia durante os períodos de pico, acrescentou Lian.
Este inverno tem visto temperaturas mais baixas e menos precipitação do que em anos normais, o que poderia levar a uma maior demanda de energia e interrupção do transporte, de acordo com Zhang Zuqiang, vice-diretor da Administração de Meteorologia da China.
Zhang disse que três ondas frias devem atingir a China durante o feriado da Festa da Primavera no final de janeiro.
“Mesmo em casos extremos, quando as necessidades de energia dos moradores excedem as expectativas, podemos ativar o plano de emergência para priorizar o uso de energia residencial para garantir que a vida da população não sejam afetada”, disse Lian.
A Festa da Primavera, ou o Ano Novo Lunar Chinês, cai no dia 22 de janeiro deste ano.