Guangzhou – Na recém-concluída 20ª Exposição Internacional de Automóveis de Guangzhou, as montadoras chinesas emulativas exibiram seus últimos desenvolvimentos em veículos de nova energia (NEV, sigla em inglês), mostrando sua ambição e confiança para competir pela maior participação no mercado de veículos elétricos e inteligentes.
GAC Aion, uma subsidiária de NEV do Guangzhou Automobile Group Co., Ltd. (GAC Group), revelou seu mais recente cupê Hyper GT, um destaque na exposição devido ao seu design, controle de condução inteligente e prazer de cabine veicular.
Gu Huinan, gerente geral da empresa, disse que a GAC Aion lançará pelo menos dois novos modelos a cada ano, e acelerará sua estratégia de internacionalização para se tornar uma marca de classe mundial no mercado de veículos elétricos inteligentes de ponta.
A GAC Aion vendeu cerca de 271.000 veículos em 2022, um aumento de 126% em relação ao ano anterior. De acordo com Gu, a marca se empenhará para vender mais de 1,5 milhão de veículos até 2030.
“Atualmente, a indústria automobilística está passando por mudanças profundas nunca vistas em um século. A inovação tecnológica com 5G, computação em nuvem e inteligência artificial tornou-se a variável mais importante que afeta toda a indústria”, disse Zeng Qinghong, presidente do GAC Group, acrescentando que o setor está gradualmente mostrando uma tendência de desenvolvimento inteligente e de baixo carbono.
A indústria automobilística, que consiste em cadeias de suprimentos complexas, é considerada um símbolo da fabricação de alto nível de um país. Muitos membros da indústria na exposição de automóveis acreditam que o setor de NEV está se tornando um novo “cartão de visita” para a manufatura avançada da China e inaugurará um futuro próspero com o levantamento das restrições da COVID-19 que provavelmente ajudarão a estimular os gastos de consumidores e impulsionar as cadeias de suprimentos.
Os principais fabricantes de NEV na China relataram um aumento robusto nas vendas em 2022, graças à rápida expansão do mercado e aos incentivos políticos. A BYD, maior fabricante de NEV da China, disse que suas vendas de NEV saltaram 208,64% ano a ano, para mais de 1,86 milhão de unidades em 2022.
A BYD lançou uma série de tecnologias, como a bateria Blade, os sistemas híbridos DM-i e DM-p, a e-Platform 3.0, e a tecnologia de integração de corpo da bateria CTB, para promover a transformação da indústria global de NEV e dar um salto de desenvolvimento, disseram fontes da empresa à Xinhua na feira.
De janeiro a novembro de 2022, as vendas de NEV do país excederam 6,06 milhões de unidades, com a participação de mercado desses veículos atingindo 25%, segundo a Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores (CAAM, em inglês).
O mercado de NEV em rápida expansão também atraiu investidores na exposição de automóveis. Trinta e quatro projetos-chave, com um investimento total de 33,2 bilhões de yuans (US$ 4,89 bilhões), foram assinados durante um evento na exposição, cobrindo setores como a pesquisa e desenvolvimento de automóveis, design, materiais, e carregamento de NEV.
De acordo com a Conferência Central de Trabalho Econômico realizada em meados de dezembro, a China continuará a apoiar as compras de NEV em uma tentativa de expandir a demanda doméstica em 2023.
A CAAM previu que as vendas de NEV da China em 2023 crescerão 35% ano a ano, para 9 milhões de unidades, em comparação a uma estimativa de 6,7 milhões de unidades para 2022.