Taiyuan – A província chinesa de Shanxi, rica em carvão, bombeou 8,66 bilhões de metros cúbicos de metano a partir de leitos de carvão de janeiro a novembro deste ano, representando mais de 83% do total do país, de acordo com autoridades locais.
Somente em novembro, a província extraiu 860 milhões de metros cúbicos de metano, um recorde, informou o departamento provincial de estatísticas.
Nos últimos dias, muitas áreas na China passaram por ondas de frio. O fornecimento de energia entrou em um período crítico devido a estes picos registrados no inverno.
O Huaxin Gas Group, uma grande empresa de gás da província, tem empregado inovação científica e tecnológica para intensificar a produção e o armazenamento do metano oriundo dos leitos de carvão. Somente neste ano, até novembro, a empresa perfurou 63 poços, fraturou outros 136 e colocou 114 novos em operação, aumentando a capacidade de produção anual em cerca de 200 milhões de metros cúbicos.
A utilização de metano, um subproduto do carvão, a partir dos leitos do mineral, pode ajudar a reduzir os riscos na mineração, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aliviar a escassez de gás.
Shanxi é uma das regiões chinesas abundantes em recursos de metano a partir de leitos de carvão. Tem uma reserva estimada de 8,31 trilhões de metros cúbicos até 2 mil metros abaixo do solo, cerca de um terço do total das reservas do país.