Beijing – O banco central da China emitiu 5 bilhões de yuans (US$ 715,7 milhões) em letras do banco central na Região Administrativa Especial de Hong Kong nesta terça-feira.
As notas vencerão em seis meses e têm uma taxa de juros de 2,2%, de acordo com o Banco Popular da China.
A emissão foi bem recebida por investidores do exterior, com a subscrição total atingindo aproximadamente 19 bilhões de yuans, mais de 3,8 vezes o valor emitido, disse o banco central, acrescentando que a licitação reflete a forte atração dos ativos em renminbi (RMB, moeda chinesa) para investidores do exterior e a confiança dos investidores globais na economia chinesa.
Desde novembro de 2018, o banco central estabeleceu gradualmente um mecanismo para a emissão regular de letras do banco central em renminbi em Hong Kong.
A emissão regular não apenas enriquece os produtos de investimento em renminbi e as ferramentas de gerenciamento de liquidez no mercado de Hong Kong, mas também incentiva as instituições financeiras, empresas e outras entidades domésticas a emitir títulos em renminbi nos mercados offshore, disse o banco central.