Chongqing – Até o final de novembro, Fuling, o maior campo de gás de xisto da China, produziu mais de 53 bilhões de metros cúbicos de gás de xisto na última década, desde que foi descoberto em 2012.
O gás de xisto é principalmente metano e considerado um novo recurso energético limpo. Nos últimos 10 anos, o campo de gás registrou reservas comprovadas totais de 897,5 bilhões de metros cúbicos, representando 34% das reservas comprovadas de gás de xisto da China. Fuling também viu sua produção anual crescer de 142 milhões de metros cúbicos em 2013 para mais de 8,5 bilhões de metros cúbicos em 2021.
Como o primeiro campo de gás de xisto em larga escala da China a entrar em desenvolvimento comercial em 2014, Fuling, no Município de Chongqing, no sudoeste da China, abastece energia verde e limpa para mais de 70 cidades ao longo do Cinturão Econômico do Rio Yangtzé ao longo dos anos.
“A exploração do campo de gás de xisto de Fuling é de grande importância para promover a atualização da estrutura energética da China, garantindo a segurança energética e aliviando a pressão de fornecimento de gás natural nas regiões central e oriental”, disse Song Junbei, secretário do Partido na empresa de gás de xisto de Fuling, subordinada à Sinopec Jianghan Oilfield.
Para marcar a conjuntura de dez anos, o campo de gás de xisto de Fuling estabeleceu uma nova meta de fazer com que as reservas comprovadas e a produção anual atinjam 1 trilhão e 10 bilhões de metros cúbicos, respectivamente, no futuro, acrescentou Song.