Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China lança nave espacial tripulada Shenzhou-15, visando primeira troca de tripulação em órbita

Jiuquan – A China lançou a nave espacial tripulada Shenzhou-15 na noite desta terça-feira, e os três astronautas a bordo viajaram a fim de se encontrar com os colegas na estação espacial chinesa para a realização da troca de equipes de trabalho.

   A nave espacial, no topo de um foguete transportador Longa Marcha-2F Y15, decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, segundo a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).

   Pela primeira vez na história espacial da China, os astronautas da Shenzhou-15 vão realizar uma rotação em órbita com a tripulação da Shenzhou-14, que foi enviada para a estação espacial em junho, disse a CMSA.

   Durante sua missão de seis meses, a tripulação do Shenzhou-15 realizará testes relacionados à residência de longo prazo na estação espacial chinesa em sua configuração de três módulos, disse Ji Qiming, assistente do diretor da CMSA, em uma entrevista coletiva na segunda-feira.

   A tripulação também irá desbloquear, instalar e testar 15 gabinetes de experimentos científicos e realizar mais de 40 experimentos e testes nas áreas de pesquisa e aplicação de ciência espacial, medicina espacial e tecnologia espacial, acrescentou.

   Eles realizarão atividades extraveiculares três a quatro vezes e concluirão a instalação dos conjuntos de bombas estendidas do módulo de laboratório Mengtian e a plataforma de carga útil de exposição, continuou.

   Os astronautas precisam dominar as habilidades de operação dos novos trajes espaciais extraveiculares, cabine de nó do módulo Tianhe, braços mecânicos e outras instalações e equipamentos, bem como métodos relevantes de tratamento de falhas de emergência, de acordo com o Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China. Esses requisitos exigem altos padrões em termos de força física e habilidades operacionais extraveiculares.

   A tripulação também verificará o modo de saída da cabine da câmara de vácuo de carga do módulo Mengtian e cooperará com o solo para concluir seis tarefas de saída de carga. Eles realizarão testes regulares de plataforma, manutenção e gerenciamento de assuntos da estação espacial, disse Ji.

   Além disso, a tripulação da Shenzhou-15 realizará exercícios e treinamento de proteção à saúde em órbita, acrescentou Ji.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo