Beijing – A China convida mais países e organizações internacionais a aderirem e apoiarem a Iniciativa de Cooperação Econômica e Comercial Internacional sobre Mineração e Minerais Verdes, afirmou nesta quinta-feira uma porta-voz do Ministério do Comércio.
A China realizará ativamente uma cooperação pragmática com todas as partes e manterá uma cadeia industrial e de suprimento global mutuamente benéfica, justa, razoável, estável e tranquila para a mineração e minerais verdes, disse a porta-voz He Yongqian em uma coletiva de imprensa regular.
A China anunciou a Iniciativa de Cooperação Econômica e Comercial Internacional sobre Mineração e Minerais Verdes na recente 20ª Cúpula do G20 em Joanesburgo, África do Sul.
Atualmente, a iniciativa já tem o apoio de mais de 20 países e organizações internacionais, disse He.
He observou que a China sempre foi uma participante ativa e promotora da transição verde global.
Por meio da iniciativa, a China e as partes relacionadas promovem a criação de um novo tipo de parceria de recursos minerais, uma parceria aberta, vantajosa para todas as partes, justa e razoável.
Observando que esta foi a primeira vez que a cúpula do G20 foi realizada no continente africano, He disse que a China divulgou um plano de ação para implementar a Iniciativa do G20 de Apoio à Industrialização na África e nos Países Menos Desenvolvidos, destacando quase 50 projetos de cooperação prática entre a China e a África em áreas como infraestrutura, indústria digital e mineração verde.
A China espera que a medida consolide ainda mais o consenso e a sinergia globais para abordar a industrialização — uma prioridade para o desenvolvimento econômico e social dos países africanos — e promover a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável, de acordo com He.
A China continuará introduzindo mais ações para apoiar o processo de industrialização nos países africanos com base no respeito pelos desejos dos países africanos e trabalhará de forma colaborativa para construir uma comunidade China-África sob todas as condições com um futuro compartilhado para a nova era, disse He.