Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China abriga mais de 7 mil fábricas inteligentes avançadas

(250707) -- TIANJIN, July 7, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on July 4, 2025 shows the laptop production line of the carbon-neutral smart manufacturing factory of Lenovo in north China's Tianjin. In recent years, Tianjin has been committed to building smart factories and accelerating the deep integration of the digital economy with the real economy. As of now, the city has established a total of 400 smart factories and digital workshops, continuously promoting the digital transformation of its manufacturing sector. (Xinhua/Zhao Zishuo)

Nanjing – A China construiu mais de 7 mil fábricas inteligentes avançadas e se tornou a maior base de aplicação de manufatura inteligente do mundo, anunciou o Ministério da Indústria e Informatização (MIIT, em inglês) nesta quinta-feira.

Xin Guobin, vice-ministro da Indústria e Informatização, revelou os dados em seu discurso na Conferência Mundial de Manufatura Inteligente 2025, realizada de quinta a sábado em Nanjing, capital da Província de Jiangsu, no leste da China.

De acordo com Xin, por meio de medidas específicas para cada setor e uma abordagem de cultivo gradual, a China também estabeleceu mais de 500 fábricas inteligentes a nível de excelência – e 15 empresas foram selecionadas para a lista de cultivo de fábricas inteligentes de nível pioneiro.

Xin disse que a China desenvolveu uma capacidade de suprimento global para soluções sistemáticas. A escala industrial total dos equipamentos de manufatura inteligente, software industrial e soluções sistemáticas da China ultrapassou 4,5 trilhões de yuans (aproximadamente US$ 635,5 bilhões).

Os fornecedores de soluções sistemáticas de manufatura inteligente em setores como veículos completos, baterias de energia e petroquímicos estão acelerando sua expansão global – com redes de serviços cobrindo as principais regiões manufatureiras em todo o mundo.

Em 2024, a China conduziu uma campanha de cultivo gradual (progressivo) para as fábricas inteligentes do país, seguindo uma circular emitida conjuntamente pelo MIIT e outras cinco autoridades governamentais. O governo classificou as fábricas inteligentes em quatro níveis com base na maturidade tecnológica e profundidade de integração, a saber: nível básico, nível avançado, nível de excelência e nível pioneiro.

Sair da versão mobile