Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Percursos de trens de carga China-Europa chegam a quase 120 mil

(251118) -- BEIJING, Nov. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on Nov. 17, 2025 shows a China-Europe freight train departing from the Xi'an International Port Station in Xi'an, northwest China's Shaanxi Province. The Xi'an International Port Station handled a total of 5,063 China-Europe freight train trips in the first ten months of this year, up by 16.3 percent year on year, according to data from China State Railway Group Co., Ltd. (Xinhua/Shao Rui)

Xi’an – Os trens de carga China-Europa realizaram quase 120 mil viagens, segundo dados divulgados durante o segundo Fórum de Cooperação do Expresso Ferroviário China-Europa, realizado nesta terça-feira em Xi’an, capital da Província de Shaanxi, no noroeste da China.

Até o momento, os trens transportaram quase 12 milhões de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs) de mercadorias e agora atendem 232 cidades em 26 países europeus, além de mais de 100 cidades em 11 países asiáticos, disse Guo Zhuxue, presidente da China State Railway Group Co., Ltd., na cerimônia de abertura do fórum.

Como um projeto emblemático e uma marca de referência da Iniciativa Cinturão e Rota, os trens de carga China-Europa estabeleceram uma rede logística abrangente por toda a Eurásia.

O valor das mercadorias transportadas pelos trens de carga China-Europa alcançou US$ 426,4 bilhões até o final de 2024. De 2013 a 2024, esse valor cresceu cerca de 33 vezes, com a participação dos trens no comércio China-Europa aumentando de 0,4% para 8,5%, segundo um relatório divulgado no fórum.

Com o tema “Conectar Ásia e Europa para um Futuro Compartilhado”, o fórum de um dia foi organizado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, pelo Ministério dos Transportes, pela Administração Geral das Alfândegas, pelo China State Railway Group e pelo Governo Popular Provincial de Shaanxi.

Especialistas, empresários, autoridades governamentais e representantes de organizações internacionais, tanto da China quanto do exterior, participaram da cerimônia de abertura. O evento contou com três fóruns paralelos com foco em transporte eficiente e seguro, desenvolvimento de corredores diversificados e desenvolvimento inovador e integrado.

Sair da versão mobile