Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Vendas de baterias para veículos elétricos na China crescem 48,9% nos três primeiros trimestres

(241128) -- BEIJING, Nov. 28, 2024 (Xinhua) -- This photo taken on Nov. 28, 2024 shows the Shenxing PLUS battery at the booth of Contemporary Amperex Technology Co., Ltd. (CATL) at the second China International Supply Chain Expo (CISCE) in Beijing, capital of China. (Xinhua/Chen Zhonghao)

Chengdu – A indústria chinesa de baterias para veículos elétricos manteve um forte crescimento nos três primeiros trimestres deste ano, com as vendas subindo 48,9% anualmente, alcançando 786 gigawatts-horas (GWh), à medida que a rápida expansão global de veículos de novas energias (NEVs) continua impulsionando a demanda, destacou uma conferência do setor nesta quarta-feira.

As exportações de baterias para veículos do país ultrapassaram 129 GWh no período, um aumento anual de 32,7%, de acordo com dados divulgados na Conferência Mundial de Baterias de Energia 2025, que foi aberta na cidade de Yibin, na Província de Sichuan, sudoeste da China, no mesmo dia.

Globalmente, a China consolidou ainda mais sua posição de liderança no setor. Segundo um relatório divulgado pelo Centro de Desenvolvimento da Indústria de Equipamentos do Ministério da Indústria e Informatização na conferência, seis empresas chinesas ficaram entre as dez maiores fabricantes mundiais de baterias em 2024, respondendo coletivamente por 67,1% do volume global de instalações de baterias, alta de quase 4 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

O relatório mostrou que o volume global de instalações de baterias atingiu 894,4 GWh no ano passado, refletindo um aumento anual considerável de 27,2%. Esse crescimento foi impulsionado pela rápida elevação nas vendas globais e nas taxas de penetração dos NEVs.

A Conferência Mundial de Baterias de Energia 2025 reuniu representantes, especialistas e mais de 100 empresas chinesas e estrangeiras do setor, incluindo a chinesa CATL, a BYD e a francesa Dassault Systèmes.

A conferência anual foi iniciada em 2022 em Yibin, uma importante base de produção de baterias que responde por cerca de 16% da produção total da China, segundo os organizadores. Nos últimos três anos, foram lançados na conferência mais de 600 novos produtos e assinados 249 grandes projetos com investimento total de quase 300 bilhões de yuans (US$ 42,4 bilhões).

Sair da versão mobile