Por Nurul Fitri Ramadhani
Jacarta – No Palácio dos Pandas no Taman Safari Indonésia, localizado em Bogor, província de Java Ocidental, Nuraen Kartika, 30 anos, estava ocupada segurando sua filha animada, que corria empolgada pela área depois de ver os pandas, os animais icônicos nativos da China.
Foi a primeira vez que Kartika viu pandas de perto, antes só tinha visto em vídeos on-line. Mas sua visita foi mais do que apenas um encontro com as adoráveis criaturas, também foi uma experiência cultural.
Situado em uma encosta exuberante a cerca de 1.800 metros acima do nível do mar, o Palácio dos Pandas é uma das atrações mais populares do Taman Safari Indonésia. Projetado com uma mistura de paisagem natural e estética arquitetônica chinesa, o complexo tem telhados curvos, pilares vermelhos e decorações intrincadas que mostram o estilo clássico chinês. Os visitantes podem chegar ao Palácio dos Pandas de ônibus, que oferece vistas deslumbrantes da floresta nos arredores, aumentando a sensação de encantamento antes de entrar no habitat dos pandas.
O Palácio dos Pandas é projetado de forma única para mostrar a beleza da arquitetura tradicional chinesa. Lanternas, dísticos em mandarim e ornamentos de bambu, o alimento favorito dos pandas, decoram o local. Há placas informativas sobre os pandas e seu habitat em indonésio e em chinês, juntamente com fotos e desenhos de marcos famosos chineses, como a Grande Muralha e o Templo do Céu, dando aos visitantes a sensação de serem transportados para a China.
“Este lugar é muito especial. A cor vermelha dominante e as lanternas fazem com que se pareça com a China. É diferente de outros recintos de animais, tem suas próprias características”, disse Kartika à Xinhua na sexta-feira.
Outro visitante, Peter Chen, da província de Tangerang, disse que a experiência foi além de só observar o comportamento encantador dos pandas. “Tudo aqui, incluindo o aspecto educacional, é fascinante. Para quem nunca foi à China, parece que nem precisa, porque a China já está aqui”, disse Chen.
O Taman Safari Indonésia abriga dois pandas gigantes, Cai Tao e Hu Chun, desde 2017. Os pandas, trazidos da província de Sichuan, no sudoeste da China, viraram as estrelas do zoológico. Em agosto deste ano, Cai Tao comemorou seu 15º aniversário.
Com mais de 673 espécies e quase 23.000 animais, o zoológico atrai mais de 5 milhões de visitantes anualmente.
Para a visitante Dian Puspita, que veio com seus filhos, a viagem despertou uma curiosidade ainda maior sobre a China.
“Acabei de saber que o bambu tem uma longa história e um profundo significado cultural na China. A comida aqui, como os pães cozidos no vapor, também é muito interessante. Nunca estive na China, mas adoraria ir um dia, não só por causa dos pandas, mas também por causa da cultura”, disse ela.
