Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Porto terrestre no norte da China movimenta mais de 15 mil trens de carga China-Europa em 5 anos

(250904) -- ERENHOT, Sept. 4, 2025 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on Sept. 3, 2025 shows a China-Europe freight train entering a rail port in Erenhot, north China's Inner Mongolia Autonomous Region. Erenhot, the largest land port on the China-Mongolia border, is a pivotal entry-exit point for the central route of the China-Europe railway service. As of Sept. 3, inbound and outbound passenger traffic volumes and the number of vehicles driving through Erenhot reached 1.976 million and 512,000, respectively, up by 13.2 percent and 16.6 percent compared with the same period of last year. (Photo by Guo Pengjie/Xinhua)

Hohhot – Durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), o número de trens de carga China-Europa que passaram pelo Porto de Erenhot, o maior porto terrestre entre a China e a Mongólia, ultrapassou 15 mil, de acordo com a Alfândega de Hohhot, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China.

Como o único porto de trânsito para o “corredor central” da rede de trens de carga China-Europa, Erenhot opera atualmente 74 rotas conectando mais de 140 cidades e estações na Ásia e na Europa.

A alfândega informou que a estrutura de exportação foi otimizada, com mercadorias de alto valor, como automóveis, máquinas e eletrônicos, representando mais de 40% dos embarques.

As autoridades alfandegárias aumentaram a eficiência por meio de sistemas de supervisão inteligentes. “Essas medidas garantem o crescimento estável dos trens de carga”, disse Li Dawei, funcionário da alfândega do Porto de Erenhot.

Nos primeiros três trimestres deste ano, o número de trens de carga China-Europa de entrada e saída que passaram pelo Porto de Erenhot atingiu 2.904, um aumento de 11,4% em termos anuais, segundo dados da alfândega.

Sair da versão mobile