Shanghai – O Índice de Abertura Mundial, que mede os níveis de abertura de 129 economias de 1990 a 2024, foi divulgado nesta quarta-feira no oitavo Fórum Econômico Internacional de Hongqiao, em Shanghai.
Em 2024, o Índice de Abertura Mundial registrou 0,7545, uma queda de 0,05% em relação a 2023.
O índice de 2024 foi incluído no Relatório de Abertura Mundial 2025. Lançado pela primeira vez em 2021, o índice é compilado pelo Instituto de Economia e Política Mundial da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS, em inglês) e pelo Centro de Pesquisa do Fórum Econômico Internacional de Hongqiao.
O relatório, “Buscando Um novo consenso sobre a abertura em meio ao equilíbrio entre cooperação e segurança”, observa que a abertura e a cooperação são o caminho inevitável para a paz e o desenvolvimento mundiais.
Os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento têm se tornado potências importantes na manutenção da abertura do mundo, disse Liao Fan, diretor do Instituto de Economia e Política Mundial da CASS.
“A abertura do mundo dependerá mais das forças emergentes no futuro”, disse ele.
Entre 1990 e 2024, o índice de abertura da China avançou de 0,5891 para 0,7634.
“As práticas e medidas de abertura da China têm se tornado uma certeza no processo de abertura do mundo e fornecem constantemente novos motores de crescimento para a globalização econômica”, disse Wang Xuekun, diretor do Centro de Pesquisa do Fórum Econômico Internacional de Hongqiao.
