Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

TAM Europa lança ônibus a hidrogênio, marcando cooperação verde entre China e Eslovênia

Maribor, Eslovênia – Enquanto a luz dourada da manhã iluminava os portões da principal montadora da Eslovênia nos arredores de Maribor, a segunda maior cidade do país, novos ônibus movidos a células de combustível de hidrogênio saíam lentamente da TAM Europa, marcando o lançamento oficial dos mais recentes veículos de energia limpa da empresa.

No final de outubro, dezenas de veículos comerciais movidos a hidrogênio foram entregues pela TAM Europa a Seul, Coreia do Sul, e Viena, Áustria, o primeiro lote de ônibus movidos a hidrogênio produzidos pela fabricante eslovena.

A empresa atualmente tem uma capacidade de produção anual de 500 veículos comerciais elétricos. Durante os Jogos Olímpicos de Paris, a TAM Europa forneceu 24 ônibus elétricos para o Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, em Paris. Nos próximos três anos, planeja produzir cerca de 100 veículos movidos a hidrogênio anualmente.

Foto tirada em 14 de junho de 2024 mostra vista externa da TAM em Maribor, Eslovênia. A TAM, uma das principais fabricantes de ônibus e veículos comerciais da Eslovênia, está passando por uma significativa revitalização após sua aquisição pela China. (Foto por Zeljko Stevanic/Xinhua)

Fundada em 1947, a Fábrica de Automóveis de Maribor (TAM) já foi renomada pela produção de caminhões, reboques e veículos militares. No entanto, desafios severos em meio às mudanças do mercado e à reestruturação econômica acabaram levando a empresa à falência em 2011.

Após o aporte de investimentos e tecnologia chineses, a produção foi retomada em 2013, e a empresa manteve sua marca original. Ano após ano, a TAM Europa recuperou sua vitalidade e ressurgiu como um importante player no cenário da indústria manufatureira europeia. Tornou-se uma força motriz no avanço do transporte urbano verde e sustentável por meio de seus ônibus a hidrogênio e elétricos.

O recém-lançado ônibus urbano de piso baixo com célula de combustível a hidrogênio de 70 MPa é mais um marco na linha de produção de energia limpa da TAM. O modelo integra o sistema de célula de combustível a hidrogênio, os tanques de armazenamento de hidrogênio e o sistema de controle de energia da Hyundai. Emitindo apenas vapor d’água durante a operação, representa um grande passo em frente na descarbonização da mobilidade urbana.

“Nossos avanços em proteção ambiental e modernização tecnológica foram fundamentais para entrarmos no mercado europeu de alto padrão”, disse Ma Fuxiong, CEO da TAM Europa, acrescentando que o lançamento demonstra a sofisticada capacidade de produção e a gestão eficiente da fábrica na complexa montagem de veículos de energia limpa.

Funcionário da TAM trabalha na linha de produção de ônibus elétricos para o Aeroporto Charles de Gaulle de Paris em Maribor, Eslovênia, em 14 de junho de 2024. A TAM, uma das principais fabricantes de ônibus e veículos comerciais da Eslovênia, está passando por uma significativa revitalização após sua aquisição pela China. (Foto por Zeljko Stevanic/Xinhua)

“Isso incorpora plenamente o planejamento estratégico e a forte colaboração transfronteiriça impulsionada pelo capital chinês em tecnologia verde global e manufatura de ponta, um exemplo vívido de como a ‘sabedoria chinesa’ se conecta com os recursos globais”, acrescentou Ma.

Li Minghai, vice-presidente de tecnologia e manufatura da TAM, destacou a transformação trazida pelo investimento chinês. Ele disse que, por meio de investimento estratégico e integração de recursos, esse projeto de manufatura verde ganhou forte impulso no coração da Europa.

“Isso garante eficiência em todas as etapas, desde o alinhamento tecnológico e a gestão da cadeia de suprimentos até a implementação da produção”, disse Li.

A FuelCellsWorks, plataforma especializada no setor de hidrogênio e células de combustível, analisou em um artigo que o lançamento bem-sucedido tem duplo significado: consolida a posição da TAM como um centro europeu para veículos especiais e fabricação de energia limpa, ao mesmo tempo que exemplifica a forte integração e sinergia entre o capital chinês e as capacidades industriais europeias em tecnologia verde.

Funcionários da TAM trabalham na linha de produção de ônibus elétricos para atender às necessidades do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, em Maribor, Eslovênia, em 14 de junho de 2024. A TAM, uma das principais fabricantes de ônibus e veículos comerciais da Eslovênia, está passando por uma significativa revitalização após sua aquisição pela China. (Foto por Zeljko Stevanic/Xinhua)

Alguns ônibus movidos a célula de combustível de hidrogênio já começaram a operar em Seul e em Viena. Li disse: “O reconhecimento da nossa marca está crescendo constantemente, com clientes agora em toda a Europa, África e Oriente Médio”.

Atualmente, a empresa emprega cerca de 200 funcionários locais. Ela envia regularmente funcionários locais para sua fábrica na China para aprender novas tecnologias, enquanto técnicos chineses também visitam a fábrica na Eslovênia para fornecer orientação no local.

“Este não é apenas o sucesso de uma empresa, mas também uma prova da cooperação benéfica para ambas as partes no desenvolvimento sustentável”, acrescentou Li.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo