Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Macau acolhe a passagem da tocha dos Jogos Nacionais da China em espírito festivo

(251102) -- MACAO, Nov. 2, 2025 (Xinhua) -- Torch bearer Li Yi (front) runs during the torch relay for China's 15th National Games in Macao, south China, Nov. 2, 2025. (Xinhua/Sun Fei)

Macau – A passagem da tocha para a sessão de Macau dos 15º Jogos Nacionais da China foi realizado na manhã de domingo, enchendo a cidade de energia festiva e orgulho à medida de que a chama percorria alguns dos marcos mais icônicos de Macau.

A passagem começou na sede do governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). O Chefe do Executivo, Sam Hou Fai, acendeu a primeira tocha e entregou-a a Li Yi, que ganhou a medalha de ouro feminina no changquan para Macau nos Jogos Asiáticos de Hangzhou em 2023.

Cobrindo uma distância total de cerca de 2,6 quilômetros através da Península de Macau, o percurso passou por vários marcos notáveis e terminou nas Ruínas de S. Paulo, Patrimonio Mundial da UNESCO, onde um total de 50 participantes portaram a Tocha.

O último portador da tocha, Kuok Kin Hang, que ganhou uma medalha de bronze no karatê masculino nos 14.º Jogos Nacionais e se tornou o primeiro medalhista de Macau nos Jogos, carregou a chama pelos degraus em frente às Ruínas de S. Paulo e acendeu a caldeira em meio a aplausos.

“Sinto-me muito honrado e feliz por ser o último portador da tocha”, disse ele à Xinhua, acrescentando que será uma experiência “lembrada por toda a vida”.

O revezamento da tocha para os 15º Jogos Nacionais foi realizado simultaneamente no domingo em Hong Kong, Macau, Guangzhou e Shenzhen, marcando a primeira passagem da tocha transfronteiriça na história dos Jogos e a primeira vez que a tocha foi carregada em Hong Kong e Macau.

Sair da versão mobile