Beijing – A indústria cultural da China manteve um crescimento de receita estável nos primeiros nove meses de 2025, à medida que o setor de serviços culturais se expandiu solidamente e novos modelos de negócios continuaram a florescer, mostraram dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.
A receita operacional combinada das principais empresas culturais totalizou quase 10,96 trilhões de yuans (US$ 1,55 trilhão) no período de janeiro a setembro, um aumento anual de 7,9%, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
A lucratividade da indústria cultural melhorou significativamente, com os lucros das principais empresas culturais subindo 14,2% ano a ano, para 909,3 bilhões de yuans no período do relatório, revelaram dados do DNE.
A receita do setor de serviços culturais superou 6,06 trilhões de yuans nos três primeiros trimestres, representando um aumento anual de 11,9% e respondendo por 55,3% da receita total das principais empresas culturais.
“Os serviços culturais desempenharam um forte papel de apoio”, disse o estatístico do DNE Pan Xuhua, observando que as empresas de serviços culturais contribuíram com 79,7% para o crescimento da receita total das principais empresas culturais.
Os setores com novas formas de negócios, como publicação digital e publicidade online, viram as receitas aumentarem 14,1%, para quase 4,89 trilhões de yuans, 6,2 pontos percentuais mais rápido do que o ritmo geral.
Esses dados do DNE são baseados em uma pesquisa de empresas culturais com receita anual de 20 milhões de yuans ou mais e aquelas que atendem a outros padrões estabelecidos pelo DNE.
