Xinhua – Diario de Pernambuco

Tanzânia envia delegação comercial à China para a próxima CIIE

(251028) -- DAR ES SALAAM, Oct. 28, 2025 (Xinhua) -- A representative from participating companies introduces the avocados destined for the eighth China International Import Expo (CIIE) to Chinese Ambassador to Tanzania Chen Mingjian, in Dar es Salaam, Tanzania, Oct. 27, 2025. TO GO WITH "Tanzania sends off business delegation to China for upcoming CIIE" (Xinhua/Emmanuel Herman)

Dar es Salaam – A Autoridade de Desenvolvimento Comercial da Tanzânia (TanTrade, em inglês) e a Embaixada da China na Tanzânia enviaram na segunda-feira uma delegação de empresas tanzanianas que participarão da oitava Exposição Internacional de Importação da China (CIIE), que será realizada em Shanghai.

A diretora-geral da TanTrade, Latifa Khamis, disse que a CIIE representa mais um marco no fortalecimento das relações comerciais e de investimento entre a Tanzânia e a China.

De acordo com Khamis, a participação da Tanzânia na edição do ano passado resultou em contratos comerciais no valor de mais de 17 bilhões de xelins tanzanianos (cerca de 6,9 ​​milhões de dólares americanos), expandindo o mercado para produtos tanzanianos como café, chá, mel, castanha de caju, pedras preciosas e artesanato.

A embaixadora chinesa na Tanzânia, Chen Mingjian, disse que a CIIE virou uma importante plataforma para a cooperação internacional e para o desenvolvimento compartilhado.

Caminhões carregados com exposições para a 8ª edição da Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) são vistos durante cerimônia que marca a chegada das exposições ao Centro Nacional de Exposições e Convenções (Shanghai), o principal local da CIIE, em Shanghai, leste da China, em 23 de outubro de 2025. (Xinhua/Fang Zhe)

“Estamos ansiosos para a excelente participação da Tanzânia na 8ª edição da CIIE e esperamos que a cooperação econômica e comercial entre a China e a Tanzânia fique ainda mais estreita”, disse Chen. “A China precisa de mais produtos da Tanzânia e, ao mesmo tempo, a Tanzânia precisa de mais bens, produtos e serviços chineses”.

Wang Xiangyu, gerente-geral do Centro Comercial e Logístico da África Oriental, disse que, este ano, o Pavilhão Nacional da Tanzânia contará com a participação de 15 empresas e 18 representantes, que apresentarão 16 categorias principais de produtos distintos, incluindo vinho tanzaniano, soja, mel, algas marinhas, minerais, cacau, castanha de caju, café, chá, especiarias de Zanzibar e pinturas Tingatinga.

Ela acrescentou que os expositores tanzanianos não estão apenas ansiosos para trazer produtos tanzanianos de alta qualidade para a China, mas também esperam realizar pesquisas detalhadas e aprender com o vasto mercado e a experiência avançada da China.

Sair da versão mobile