Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Porto de Horgos, em Xinjiang, movimenta mais de 8 mil trens de carga China-Europa em 2025

(250925) -- URUMQI, Sept. 25, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on Aug. 25, 2025 shows a fully assembled China-Europe freight train waiting for departure at the standard-gauge yard of Horgos railway port in Horgos, northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region. Xinjiang is seeing increased vitality across the board as the region accelerates its efforts to the construction of the New International Land-Sea Trade Corridor, a key logistics network connecting China's western regions to global markets. To build a golden channel across the Eurasian continent and a gateway for opening up, Xinjiang has accelerated the development of broader channels. So far, Xinjiang has opened 19 ports, launched 119 bilateral international road transport routes, 10 multilateral international road freight routes, and 595 civil aviation routes. Xinjiang is forging toward the frontier of opening-up and witnessing new vitality in the new era. (Photo by Feng Haisen/Xinhua)

Urumqi – Um trem de carga China-Europa, carregando necessidades diárias e componentes eletrônicos, partiu nesta semana do Porto Ferroviário de Horgos, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, com destino a Malaszewicze, na Polônia, elevando o número de trens deste tipo que passam pelo porto para mais de 8 mil este ano, 40 dias antes do mesmo marco em 2024.

A Alfândega de Horgos disse nesta quarta-feira que o porto registrou um aumento sustentado nas operações de trens de carga, com uma média diária de mais de 27 trens desde o início de 2025.

Os trens são cada vez mais usados para transportar mercadorias a partir dos hubs manufatureiros da China, como o Delta do Rio Yangtze e o Delta do Rio das Pérolas, para os mercados da Ásia Central e da Europa, acrescentou a alfândega.

O serviço ferroviário China-Europa (Ásia Central) possui vantagens distintas, incluindo trânsito mais rápido do que o transporte marítimo, custos mais baixos do que o transporte aéreo e agendamento estável, com forte reconhecimento dos clientes, disse Li Qing, gerente de negócios de uma empresa internacional de expedição de mercadorias no local.

Li disse que sua empresa movimentou mais de 2 mil trens este ano, um aumento anual de 20%, com o crescimento de volume de carga em 23%, para 5 milhões de toneladas.

A eficiência no porto aumentou significativamente, reduzindo o desembaraço aduaneiro de mercadorias importadas de dois a três dias para menos de 16 horas e o processamento de exportações de seis horas para apenas uma hora.

No total, o número de trens de carga China-Europa (Ásia Central) que passaram pelo Porto de Horgos ultrapassa 50 mil, com 90 rotas em operação, alcançando 46 cidades e regiões em 18 países.

Sair da versão mobile