Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xi pede transformação do Museu do Palácio em uma janela para civilização chinesa

(150903) -- BEIJING, Sept. 3, 2015 (Xinhua) -- Chinese President Xi Jinping watches the military parade during the commemoration activities to mark the 70th anniversary of the victory of the Chinese People's War of Resistance Against Japanese Aggression and the World Anti-Fascist War, in Beijing, capital of China, Sept. 3, 2015. (Xinhua/Lan Hongguang)(mcg)

Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta segunda-feira esforços para transformar o Museu do Palácio em uma importante base educativa para fomentar o patriotismo e em uma janela importante para que o mundo compreenda melhor a civilização chinesa e a nação chinesa.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações durante visita a uma exposição que marca o 100º aniversário de fundação do Museu do Palácio, em Beijing.

A exposição, com o tema “Um Século de Zeladoria: Da Cidade Proibida ao Museu do Palácio”, apresenta 200 peças (conjuntos) de relíquias culturais e documentos, incluindo obras-primas de caligrafia e pintura, bem como bronzes e artefatos de jade, demonstrando o desenvolvimento do museu.

Xi ouviu atentamente as explicações durante a visita, deteve-se para observar as relíquias e perguntou sobre detalhes relativos.

Enaltecendo o Museu do Palácio como um marco da civilização chinesa, Xi disse que o museu deve promover suas boas tradições, aderir ao princípio de que as relíquias culturais pertencem ao povo e servem ao povo e intensificar os esforços para proteger, restaurar e fazer bom uso das relíquias culturais.

Cai Qi, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e membro do Secretariado do Comitê Central do PCCh, também visitou a exposição.

Em 10 de outubro de 1925, a Cidade Proibida, o vasto complexo murado que serviu como palácio imperial da China, foi aberto ao público pela primeira vez, juntamente com suas preciosas coleções de arte imperial, marcando a fundação do Museu do Palácio.

Sair da versão mobile