Qingdao – Com o início das operações de descarga da embarcação “Gemini” nesta segunda-feira, carregada com 300 mil toneladas de minério de ferro da mineradora brasileira Vale, no berço D31 do terminal de minério do Porto de Dongjiakou, entrou oficialmente em operação o segundo terminal de minério de ferro de 400 mil toneladas do Porto de Qingdao, na Província de Shandong.
O novo terminal está localizado na área portuária de Dongjiakou e começou sua construção em dezembro de 2022. Após entrar em operação, ele acrescentará à movimentação anual do porto uma capacidade de 16 milhões de toneladas e aumentará em 10 milhões de toneladas a capacidade de armazenamento.
Destaca-se que o terminal é o primeiro inteligente e digital de granéis sólidos de 400 mil toneladas da China, integrando tecnologias avançadas como 5G, IA e computação em nuvem. O porto também foi pioneiro no desenvolvimento e aplicação de um sistema operacional inteligente universal para terminais de granéis sólidos, capaz de realizar monitoramento em tempo real, tomada de decisão inteligente e percepção digital em todo o processo produtivo. Isso permitirá avanços contínuos em segurança intrínseca, automação integral, informatização total e gestão inteligente de toda a cadeia operacional.
Em 2015, o primeiro terminal de minério de 400 mil toneladas em Dongjiakou recebeu o primeiro navio de grande porte da categoria, iniciando a “era dos navios-gigantes” na operação de granéis sólidos nos portos chineses. Até setembro de 2025, esse terminal já havia recebido mais de 460 navios e movimentado cerca de 160 milhões de toneladas.
“Da conquista de um único terminal para o esforço conjunto de dois terminais, isso comprova a transição de ‘expansão de escala’ para ‘capacitação inteligente'”, disse Yu Zhitao, vice-diretor do Departamento de Investimento e Desenvolvimento do Porto de Qingdao.
