Xinhua – Diario de Pernambuco

Primeiro navio porta-contêineres na rota China-Europa pelo Ártico chega a Gdansk, Polônia

(251019) -- GDANSK, Oct. 19, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on Oct. 19, 2025 shows a container being unloaded from the "Istanbul Bridge," the first vessel on the China-Europe Arctic container express route, at the Port of Gdansk, Poland. After a 26-day voyage, the first vessel on the China-Europe Arctic container express route arrived early Sunday at the Port of Gdansk, located on the Baltic Sea coast in northern Poland. Named "Istanbul Bridge," the container ship departed from the Ningbo-Zhoushan Port in east China, carrying about 4,000 twenty-foot equivalent units (TEUs) of cargo. It will discharge its load at ports in Britain, Germany, Poland and the Netherlands. (Xinhua/Cui Li)

Gdansk, Polônia – Após uma viagem de 26 dias, o primeiro navio porta-contêineres a operar na rota expressa de contêineres China-Europa pelo Ártico, o “Ponte de Istambul”, chegou na manhã de domingo (19) ao Porto de Gdansk, no norte da Polônia.

O navio começou a atracar no Terminal do Centro Báltico antes das 6h, com um pequeno atraso devido às condições do mar, e as operações de carga e descarga começaram por volta das 7h, de acordo com as autoridades portuárias.

Partindo do Porto de Ningbo-Zhoushan, na província de Zhejiang, no leste da China, em 23 de setembro, o navio Ponte de Istambul transportou cerca de 4.000 unidades equivalentes a vinte pés (TEUs) de carga. Fez escalas em portos na Grã-Bretanha e na Alemanha antes de chegar à Polônia. Após as operações em Gdansk, o navio partiu para a Holanda na noite do mesmo dia.

Foto tirada em 19 de outubro de 2025 mostra contêiner descarregado do “Ponte de Istambul”, o primeiro navio da rota expressa de contêineres China-Europa pelo Ártico, no Porto de Gdansk, Polônia. (Xinhua/Cui Li)

A Rota Expressa China-Europa pelo Ártico leva a Passagem Nordeste do Ártico diretamente para a Europa, reduzindo significativamente o tempo de viagem em comparação com as rotas tradicionais – cerca de 40 dias pelo Canal de Suez e 50 dias pelo Cabo da Boa Esperança. O navio Ponte de Istambul chegou à sua primeira parada europeia, Felixstowe, na Grã-Bretanha, em apenas 20 dias, comparável ou até mais rápido do que o trem de carga China-Europa, que leva cerca de 25 dias.

Li Xiaobin, diretor de operações da Sea Legend Line Limited, operadora da rota, afirmou que as condições do mar e da temperatura ao longo da rota do Ártico são ideais para o transporte de mercadorias sensíveis à temperatura e com prazos curtos. “As baixas temperaturas ajudam a preservar certos componentes de alta tecnologia”, disse ele.

A Sea Legend Line planeja estabelecer viagens regulares de verão ao longo da rota até 2026. Durante o período de inverno não navegável, a empresa pretende expandir sua rede de serviços expressos para a Europa Oriental.

Sair da versão mobile