Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Novo centro de proteção à propriedade intelectual promoverá inovação na Grande Área da Baía

(241224) -- GUANGZHOU, Dec. 24, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on Oct. 2, 2024 shows a view of the Nansha Bridge, which links Guangzhou City and Dongguan City, and ships along the Shiziyang channel in the Pearl River Estuary area, in south China's Guangdong Province. Covering an area of 56,000 square kilometers, which is less than 0.6 percent of the country's total land area, the Guangdong-Hong Kong-Macao Greater Bay Area generated an economic output exceeding 14 trillion yuan in 2023, roughly one-ninth of the national total. It stands as one of China's most open and economically dynamic areas, and is also among the regions with the highest economic development quality. (Xinhua/Liu Dawei)

Beijing – A China está prestes a expandir sua rede de centros de proteção à propriedade intelectual (PI) com aprovação de um novo centro de nível nacional em Dongguan, na Província de Guangdong, no sul da China, informou nesta terça-feira o principal órgão regulador de PI do país.

O novo centro facilitará o trabalho de proteção rápida e coordenada à propriedade intelectual para inovadores nas indústrias de terminais inteligentes e novos materiais.

De acordo com a Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA, em inglês), a nova instituição elevou o número total de centros de proteção à propriedade intelectual de nível nacional em todo o país para 81, incluindo sete em Guangdong.

Esses centros foram estabelecidos em locais estratégicos, incluindo a capital provincial de Guangzhou e o centro de inovação de Shenzhen.

Como uma potência industrial, Dongguan, uma cidade com população permanente de mais de 10 milhões de habitantes, possui um PIB regional superior a 1 trilhão de yuans (US$ 141 bilhões) e um ecossistema de inovação dinâmico.

Uma vez concluído, o centro de Dongguan funcionará como uma plataforma “tudo em um” para agregar recursos de serviços de proteção de propriedade intelectual, promovendo a integração da cadeia de inovação com a cadeia industrial, observou a CNIPA em um comunicado à imprensa.

A CNIPA afirmou que também reforçará a coordenação entre todos os centros de proteção na província, criando um centro regional de proteção da propriedade intelectual que impulsione um crescimento de alta qualidade em toda a Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

O cluster de inovação Shenzhen-Hong Kong-Guangzhou, na Grande Área da Baía, liderou o Índice Global de Inovação 2025 da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, ultrapassando o cluster Tóquio-Yokohama, do Japão, e conquistando o primeiro lugar pela primeira vez.

Sair da versão mobile