Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China revela plano trienal para melhorar infraestrutura de carregamento de veículos elétricos

(250722) -- GUIYANG, July 22, 2025 (Xinhua) -- Electric vehicles are charged at the Quanhu Park station equipped with ultra-fast liquid-cooled chargers in Guiyang, southwest China's Guizhou Province, June 13, 2025. TO GO WITH "Across China: Ultra-fast charging powers EV use in mountainous regions" (Xinhua)

Beijing – A China divulgou na quarta-feira um plano de ação de três anos para melhorar sua infraestrutura de recarga de veículos elétricos (VEs), como parte de seus esforços mais amplos para aumentar a confiança do consumidor e acelerar a adoção de VEs em todo o país.

O plano, publicado conjuntamente pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e outras agências governamentais, define medidas para expandir a cobertura da rede de carregamento, melhorar a eficiência operacional e a qualidade de serviço, ao mesmo tempo que promove a inovação no setor.

Até o final de 2027, a China visa estabelecer uma rede nacional de 28 milhões de instalações de recarga, com capacidade de recarga pública superior a 300 milhões de quilowatts — suficiente para atender à demanda de mais de 80 milhões de veículos elétricos, conforme descrito no plano.

As principais medidas incluem a atualização das redes urbanas de carregamento rápido, a aceleração das renovações das instalações de carregamento nas áreas de serviço das autoestradas e a resolução da escassez de infraestruturas de carregamento nas zonas rurais.

O plano também enfatiza a melhoria da infraestrutura de carregamento em áreas residenciais e a ampliação de instalações de carregamento privadas.

A China tem registrado um crescimento robusto na infraestrutura de recarga de veículos elétricos nos últimos anos, refletindo a expansão estável do mercado de veículos de nova energia do país. Até o final de agosto, o número total de instalações de recarga de veículos elétricos era de quase 17,35 milhões de unidades, um aumento anual de 53,5%.

Sair da versão mobile