Beijing – A China continuará a implementar integralmente a estratégia de desenvolvimento impulsionado pela inovação, a abraçar o mercado global com maior abertura e a compartilhar com o mundo os frutos de seu progresso científico e tecnológico, afirmou na terça-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian.
Lin fez as declarações durante uma coletiva de imprensa regular ao comentar observações recentes do presidente da Federação Internacional de Robótica (IFR, na sigla em inglês), Takayuki Ito, que afirmou, em entrevista recente, que a indústria de robótica da China está se desenvolvendo em um ritmo sem precedentes, impulsionando a automação do setor manufatureiro mundial.
Segundo Lin, de acordo com o Relatório Mundial de Robótica 2025 publicado pela IFR, o número de robôs industriais em operação na China ultrapassou dois milhões de unidades em 2024, ocupando o primeiro lugar no mundo.
“Enquanto isso, observamos perspectivas promissoras de aplicação para os robôs chineses, desde os setores automotivo, eletrônico, metalúrgico e de maquinário até os serviços domésticos, de saúde e educação. Eles estão passando dos laboratórios para as linhas de produção e os lares em todo o mundo”, destacou.
A produção em massa dos robôs chineses e seus diversos cenários de aplicação são impulsionados por uma inovação vibrante e por um ambiente de desenvolvimento industrial em constante aprimoramento, disse Lin, acrescentando que tais avanços não apenas aceleraram o crescimento das empresas nacionais, mas também estimularam o desenvolvimento coordenado das cadeias de suprimento internacionais e dos setores relacionados.
Atualmente, a China abriga mais de 500 mil empresas de alta tecnologia e lidera o mundo com mais de 40% das chamadas “Fábricas Farol” globais, que representam a vanguarda da manufatura inteligente e da digitalização, observou.
“Esses avanços estão injetando um ímpeto sustentável na economia chinesa e, ao mesmo tempo, contribuindo com sabedoria e força para o progresso tecnológico global”, concluiu Lin.
