Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Beijing busca dois grandes marcos para o transporte aéreo até 2030

(250417) -- BEIJING, April 17, 2025 (Xinhua) -- A worker of China Southern Air Logistics transports cargos at the international cargo terminal of Beijing Daxing International Airport in Beijing, capital of China, April 14, 2025. TO GO WITH "Economic Watch: Comprehensive bonded zones fuel China's foreign trade growth" (Xinhua/Chen Zhonghao)

Beijing, capital da China, estabeleceu metas ambiciosas para seus dois principais aeroportos, quais sejam, o Aeroporto Internacional Capital de Beijing e o Aeroporto Internacional Daxing de Beijing, e pretende alcançá-las até 2030, segundo as autoridades locais.

Até 2030, o fluxo combinado de passageiros desses dois aeroportos deve ultrapassar 160 milhões, enquanto o fluxo total de carga e postal deve superar 2,5 milhões de toneladas.

Lai Xianyu, vice-diretor da Comissão Municipal de Desenvolvimento e Reforma de Beijing, disse durante uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira que, nos próximos cinco anos, serão intensificados os esforços para melhorar a conectividade entre esses dois aeroportos e os principais centros aéreos globais, importantes capitais e países parceiros da Iniciativa Cinturão e Rota.

A construção do projeto do terminal satélite no Aeroporto Daxing começará em breve e seu desenvolvimento deve aumentar a capacidade de lidar com passageiros internacionais do aeroporto, acrescentou Lai.

Em termos de melhorias de serviços, serão implementadas medidas para reduzir ainda mais a antecedência para check-in de voos e a duração do taxiamento em solo, simplificar e otimizar os procedimentos de desembaraço aduaneiro e fortalecer a capacidade de transporte de transferência e trânsito. Também serão feitos esforços para refinar o desenvolvimento da área comercial circundante.

Atualmente, esses dois aeroportos oferecem rotas para mais de 120 destinos de 64 países e regiões, liderando o país em termos de amplitude de cobertura de rotas.

Em 2024, o fluxo combinado de passageiros aéreos desses dois aeroportos atingiu 117 milhões, um novo recorde.

Além disso, Beijing recebeu 4,85 milhões de viajantes estrangeiros em 2024, um aumento de 125% em termos anuais.

Sair da versão mobile