Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China exorta membros do Grupo de Amigos da Neutralidade a reformar e melhorar a governança global

Beijing – Zhao Leji, principal legislador da China, pediu nesta quarta-feira aos Estados-membros do Grupo de Amigos da Neutralidade que trabalhem juntos para revitalizar o multilateralismo e reformar e melhorar a governança global.

Zhao, que é presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, fez as declarações em um discurso por vídeo proferido na segunda reunião dos líderes parlamentares dos Estados-membros do Grupo de Amigos da Neutralidade, a convite de Dunyagozel Gulmanova, presidente da Assembleia Nacional (Mejlis) do Turcomenistão.

Desde a sua criação, há mais de cinco anos, o Grupo de Amigos da Neutralidade tornou-se uma boa plataforma para os seus membros reforçarem a compreensão e a confiança mútua, aprofundarem o intercâmbio e a cooperação e implementarem o multilateralismo, afirmou Zhao.

Ele observou que este ano marca o 80º aniversário da vitória na Guerra Antifascista Mundial e da fundação das Nações Unidas (ONU). E como o mundo entrou em um período de turbulência e transformação, a ONU e o multilateralismo agora enfrentam ventos contrários.

Zhao disse que, no início de setembro, o chefe de Estado da China propôs a Iniciativa de Governança Global (IGG), que enfatiza os princípios da igualdade soberana, do Estado de Direito internacional, do multilateralismo, de uma abordagem de governança centrada nas pessoas e de ações reais.

A IGG – que visa promover um sistema de governança global mais justo e equitativo – é outra iniciativa importante e amplamente bem-vinda, após a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global, disse ele.

A reunião de líderes parlamentares da quarta-feira centrou-se no papel do diálogo interparlamentar na proteção da paz e da confiança mundiais e tem um significado de longo alcance, disse Zhao.

Os órgãos legislativos assumem a responsabilidade de promover ativamente uma governança global justa e equitativa e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, acrescentou ele.

Ele exortou todas as partes a implementar as quatro iniciativas globais, fortalecer a cooperação, revitalizar o multilateralismo, reformar e melhorar a governança global e defender firmemente o sistema internacional com a ONU em seu núcleo e a ordem internacional baseada no direito internacional.

Observando que a China e o Turcomenistão são bons amigos e parceiros, Zhao disse que os dois chefes de Estado mantiveram intercâmbios amigáveis e traçaram um novo rumo para o desenvolvimento das relações bilaterais durante a recente estadia do presidente turcomeno Serdar Berdimuhamedov na China.

“A China está disposta a trabalhar com o Turcomenistão para implementar o importante consenso alcançado entre os dois chefes de Estado; aprofundar a cooperação abrangente e mutuamente benéfica; e avançar na construção de uma comunidade China-Turcomenistão com um futuro compartilhado”, disse Zhao.

O Grupo de Amigos da Neutralidade foi criado em agosto de 2020 por iniciativa do Turcomenistão. A China é uma das 18 nações fundadoras.

Sair da versão mobile