Beijing – A China ativou uma resposta de emergência nacional de nível IV para socorro em caso de catástrofes no domingo, enquanto o tufão Matmo – a 21.ª tempestade nomeada da temporada de tufões do Pacífico de 2025 – atingia as províncias meridionais de Guangdong e Hainan, de acordo com o Ministério de Gestão de Emergências.
A comissão nacional para prevenção, redução e socorro em desastres enviou grupos de trabalho às áreas afetadas para orientar as operações de resgate.
O Ministério de Gestão de Emergências, em colaboração com a Administração Nacional de Reservas Alimentares e Estratégicas, enviou mais 20 mil itens de suprimentos de socorro a Guangdong e Hainan, e 10 mil itens a Guangxi.
Os suprimentos incluem camas dobráveis, colchões à prova de umidade e kits de emergência para famílias.
Além disso, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma alocou urgentemente 200 milhões de yuans (US$ 28,15 milhões) do orçamento central para apoiar Guangdong e Hainan nos esforços de recuperação de emergência após o tufão.
Os fundos serão usados principalmente para a restauração e reconstrução de infraestruturas e instalações de serviços públicos danificadas nas áreas afetadas, incluindo estradas, pontes, diques, escolas e hospitais, para acelerar o retorno à produção normal e à vida cotidiana.
De acordo com as autoridades locais, aproximadamente 347 mil pessoas foram evacuadas em Guangdong e Hainan para garantir a segurança.

(Xinhua/Pu Xiaoxu)
