Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Exposição de instrumentos musicais chineses antigos é inaugurada em Riad

Riad – Uma exposição de instrumentos musicais chineses intitulada “O Som da Harmonia: Instrumentos Musicais na China Antiga” foi inaugurada na noite de domingo no Museu Nacional Saudita.

A exposição apresenta mais de 100 peças e conjuntos de instrumentos musicais do Museu Nacional da China, incluindo flautas de ossos, conjuntos de sinos de bronze (Bianzhong), cítaras Guqin e flautas que traçam a evolução da música e da estética chinesas ao longo de milênios.

Mona Khazindar, assessora da Comissão de Museus da Arábia Saudita, disse que se trata de “uma exposição educativa” que “atrairá muitos visitantes de todas as idades”. Ela ressaltou a importância de construir “intercâmbios e pontes” entre os museus dos dois países, citando “tradições e patrimônio compartilhados”.

Khazindar também agradeceu aos parceiros chineses por sua contribuição às missões arqueológicas na Arábia Saudita e expressou interesse em ampliar a colaboração com a China na preservação, conservação, restauração e treinamento do patrimônio.

O embaixador chinês na Arábia Saudita, Chang Hua, disse que a exposição é um projeto fundamental do Ano Cultural Saudita Chinês 2025, realizado em comemoração ao 35º aniversário das relações diplomáticas.

A exposição “destaca o charme único da civilização chinesa e se apresenta como um exemplo vívido de intercâmbios e aprendizado mútuo entre civilizações”, observou Chang, esperando que a exposição ajude “mais sauditas a aprender sobre a China e a abrir um novo capítulo no intercâmbio cultural sino-saudita”.

A abertura contou com uma apresentação de pipa ao vivo.

De acordo com os organizadores, a exposição acontece de 28 de setembro a 1º de dezembro e é aberta ao público gratuitamente.

Foto tirada em 28 de setembro de 2025 mostra estátuas de músicos na exposição de instrumentos musicais chineses intitulada “O Som da Harmonia: Instrumentos Musicais na China Antiga”, em Riad, Arábia Saudita. O evento foi inaugurado na noite de domingo no Museu Nacional Saudita. A exposição apresenta mais de 100 peças e conjuntos de instrumentos musicais do Museu Nacional da China, incluindo flautas de ossos, conjuntos de sinos de bronze (Bianzhong), cítaras Guqin e flautas que traçam a evolução da música e da estética chinesas ao longo de milênios. (Xinhua/Wang Haizhou)

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo