Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Parceria “Rota Aérea da Seda” entre China e Malásia fortalece integração regional

Kuala Lumpur – Os esforços para integrar a China e os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) receberam impulso por meio de uma parceria estratégica de carga aérea entre o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KLIA, na sigla em inglês) e o Aeroporto Internacional de Zhengzhou Xinzheng (CGO).

A parceria visa expandir a conectividade de cargas em toda a Ásia, posicionando o KLIA e o CGO como polos regionais líderes, ao mesmo tempo em que cria oportunidades para acelerar o crescimento econômico regional no âmbito da “Rota Aérea da Seda” da Iniciativa Cinturão e Rota, disseram na quinta-feira os participantes do Fórum Rota Aérea da Seda” Zhengzhou-Kuala Lumpur para Cooperação Internacional.

Em seu discurso de abertura no fórum, o ministro dos Transportes da Malásia, Anthony Loke Siew Fook, explicou que conectar Zhengzhou, um dos centros logísticos de crescimento mais rápido da China Central, ao KLIA, uma porta de entrada para a ASEAN, abrirá oportunidades em setores de alto valor, como comércio eletrônico, eletrônicos, produtos farmacêuticos e produtos frescos.

Por meio dessa iniciativa, o KLIA fortalecerá sua posição como um polo central de cargas no Sudeste Asiático. Investimentos em infraestrutura, logística digital e alfândega simplificada permitirão acesso mais rápido aos principais mercados, disse ele.

Zheng Xuefang, encarregado de negócios da embaixada chinesa na Malásia, disse que Henan e a Malásia chegaram a um consenso para lançar e aumentar a frequência de voos internacionais de carga entre Zhengzhou e a Malásia, marcando um firme avanço na construção do projeto piloto “Rota Aérea da Seda”, que liga o Sudeste Asiático.

O fórum também acompanhou a assinatura de diversos acordos entre participantes da indústria chinesa e malaia, abrangendo áreas como expansão da capacidade de transporte aéreo, exportações agrícolas, logística da cadeia fria e facilitação do comércio.

Sair da versão mobile