Beijing – A produção industrial da China continuou a demonstrar melhoria estrutural em agosto, enquanto o desenvolvimento impulsionado pela inovação ganhou força e a integração entre o avanço tecnológico e a modernização industrial acelerou.
Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Departamento Nacional de Estatísticas da China (DNE), o valor agregado da produção industrial registrou alta anual de 5,2% em agosto, abaixo do aumento de 5,7% observado em julho.
Nos primeiros oito meses deste ano, a produção industrial cresceu 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
A produção industrial é usada para medir a atividade de grandes empresas, cada uma com um faturamento anual de atividade principal de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,8 milhões).
A análise dos dados mostrou que o valor adicionado do setor manufatureiro aumentou 5,7% na comparação anual no mês passado, enquanto o da mineração cresceu 5,1%. O valor adicionado do setor de produção e fornecimento de eletricidade, calor, gás e água subiu 2,4%.
Comentando os resultados, o porta-voz do DNE, Fu Linghui, afirmou em coletiva de imprensa que o cultivo de novas forças produtivas de qualidade se fortaleceu e novos motores de crescimento econômico continuam a emergir.
O setor de manufatura de alta tecnologia continuou a superar o desempenho geral, sustentando a tendência de transformação industrial. Nos primeiros oito meses, o valor adicionado na manufatura de alta tecnologia subiu 9,5% em relação ao ano passado, segundo os dados do DNE.
Fu observou que a transição do país para uma produção inteligente e verde também avançou de forma constante.
Nos primeiros oito meses, a produção de robôs industriais e de drones civis aumentou 29,9% e 53,7% em termos anuais, respectivamente, refletindo a adoção acelerada de automação e tecnologias inteligentes. Ao mesmo tempo, a produção de veículos de nova energia subiu 31,4% durante o mesmo período.
De acordo com Fu, as políticas da China para impulsionar a demanda doméstica também estão cada vez mais repercutindo no lado da produção, impulsionando rápido crescimento da produção em setores relacionados.
Os dados de segunda-feira também mostraram que as vendas no varejo de bens de consumo da China, um indicador importante da força do consumo no país, cresceram 4,6% anualmente nos primeiros oito meses, enquanto o investimento em ativos fixos subiu 0,5%.
A economia do país manteve progresso estável durante o período de janeiro a agosto, apesar das pressões de baixa, disse Fu, acrescentando que o desempenho econômico deve sustentar um impulso estável no terceiro trimestre do ano à medida que as políticas macroeconômicas do país continuam a produzir efeitos.
