Beijing – O Banco Popular da China, o banco central do país, disse na sexta-feira que realizará uma operação de recompra reversa de 600 bilhões de yuans (cerca de US$ 84,48 bilhões) em 15 de setembro, com o objetivo de manter ampla liquidez no sistema bancário nacional.
A operação terá um prazo de seis meses (182 dias) e será conduzida usando um método de quantidade fixa, licitação de taxa de juros e licitação de preço múltiplo, de acordo com o comunicado do banco.
Wang Qing, analista-chefe macro da Golden Credit Rating, disse que a operação ajudará a injetar liquidez no mercado, ressaltando uma postura contínua de política monetária e estabilizando as expectativas do mercado.
As operações de recompra reversa definitiva — uma ferramenta que o banco central introduziu em outubro de 2024 para gerenciar a liquidez no sistema bancário nacional — são realizadas uma vez por mês com prazo não superior a um ano.
Essas operações enriqueceram o conjunto de ferramentas de política monetária do país, complementando medidas anteriores, como recompras temporárias, recompras reversas temporárias e compra e venda de títulos do tesouro.
