Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Salão do Automóvel de Munique abre com foco em veículos elétricos e forte presença chinesa

Munique, Alemanha – A IAA Mobility 2025, uma das maiores feiras de mobilidade do mundo, começou na terça-feira, com montadoras e fornecedores globais apresentando veículos elétricos (EVs), direção autônoma e inovações baseadas em software.

Os organizadores disseram que o evento, que acontece até domingo, atraiu cerca de 750 expositores de mais de 30 países e regiões.

Enquanto gigantes automobilísticas alemãs como Volkswagen, BMW e Mercedes-Benz apresentam novos modelos de EVs em seu território, os expositores internacionais representam mais de 55%, ante 32% em 2021, quando a feira foi transferida de Frankfurt.

A China se destaca como a maior fonte de expositores estrangeiros, disseram os organizadores, com 116 empresas, incluindo as fabricantes de EVs BYD, Xpeng e Leapmotor, a gigante de baterias CATL e empresas de tecnologia como Zhuoyu e DeepRoute.ai.

Abrindo a exposição bienal, o chanceler alemão Friedrich Merz disse que a inovação está tornando os carros “melhores, mais seguros e mais inteligentes”. Ele acrescentou que o evento, antes principalmente uma vitrine para novos modelos, tornou-se “um laboratório para a mobilidade interconectada, sustentável e do futuro”.

Merz confirmou que as próximas três edições também serão realizadas em Munique.

Além dos pavilhões de exposição este ano, as montadoras também estão exibindo mais de 200 veículos em locais ao ar livre no centro de Munique, integrando suas vitrines às ruas e à arquitetura da cidade, incluindo as de marcas chinesas de veículos elétricos.

Paralelamente ao salão do automóvel, o Congresso Mundial de Veículos de Nova Energia retorna a Munique após sua primeira edição internacional em 2023. A conferência deste ano se concentrará na cooperação sino-alemã em mobilidade elétrica, inteligência artificial e cadeias de suprimentos, com a participação de executivos de empresas e líderes de associações.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo