Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

 Iniciativa do Cinturão e Rota incorpora comunidade com futuro compartilhado para a humanidade, diz relatório

Kunming – A Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI, em inglês) serviu como um exemplo vívido de materialização da visão de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, de acordo com um relatório do think tank divulgado no sábado.

   O relatório, intitulado “Respondendo às perguntas do nosso tempo: o significado global e o valor prático dos bens intelectuais públicos da China”, foi divulgado pelo Instituto Xinhua, um think tank afiliado à Agência de Notícias Xinhua.

   Proposta em 2013, a BRI manteve os princípios de ampla consulta, contribuição conjunta e benefícios compartilhados, ao mesmo tempo em que adotou os conceitos de abertura, verde e integridade, disse o relatório.

   A iniciativa se concentra em cinco áreas principais – coordenação de políticas, conectividade de infraestrutura, comércio desimpedido, integração financeira e laços mais estreitos entre pessoas – que o relatório categoriza como “conectividade tangível”, “conectividade suave” e “conectividade de corações”.

   Ao longo de mais de uma década de desenvolvimento, a BRI tornou-se a maior plataforma do mundo para cooperação internacional, apresentando uma ampla gama de projetos marcantes, como o Expresso Ferroviário China-Europa, a Ferrovia China-Laos e o Porto de Pireu da Grécia.

   A iniciativa tornou-se um produto público internacional amplamente bem-vindo e uma plataforma de cooperação internacional fornecida pela China e abriu novos caminhos para o desenvolvimento comum de todos os países, disse o relatório.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo