Beijing – O índice de gerentes de compras (PMI, em inglês) para o setor manufatureiro da China ficou em 49,4 em agosto, acima dos 49,3 registrados no mês anterior, segundo dados oficiais divulgados no domingo.
Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto abaixo de 50 reflete contração.
O subíndice de produção ficou em 50,8 em agosto, representando um aumento ante os 50,5 em julho e permanecendo na zona de expansão pelo quarto mês consecutivo. “Isso mostra que a produção manufatureira acelerou-se”, disse Zhao Qinghe, estatístico sênior do Departamento Nacional de Estatísticas.
Do lado da demanda, o subíndice para novos pedidos ficou em 49,5, acima dos 49,4 no mês anterior.
Alguns setores-chave mantiveram o ritmo de crescimento, com o PMI para manufatura de alta tecnologia e fabricação de equipamentos ficando em 51,9 e 50,5, respectivamente, continuando a desempenhar um papel fundamental no sustento do setor manufatureiro do país.
Os dados divulgados no domingo também mostraram uma perspectiva mais positiva de mercado, com o subíndice para as expectativas de produção e atividade empresarial atingindo 53,7, acima dos 52,6 registrados em julho. “Este marca o segundo mês consecutivo de crescimento do subíndice, indicando que a maioria das empresas manufatureiras reforçou a confiança no mercado futuro”, disse Zhao.
