Catmandu – O primeiro centro de língua chinesa e habilidades profissionais no Nepal foi inaugurado na quinta-feira no Vale de Catmandu para desenvolver talentos locais proficientes em chinês e que dominem tecnologias elétricas.
A educação chinesa e o treinamento profissionalizante em energia serão combinados para formar talentos profissionais, técnicos e de gestão locais de qualidade, no âmbito do projeto iniciado conjuntamente pela Faculdade de Energia Elétrica de Zhengzhou, na província de Henan, no centro da China, e pelo departamento de negócios internacionais da Sinohydro Bureau 11 Co. Ltd, uma subsidiária da Power Construction Corporation of China.
Como opera no Nepal há quase 40 anos, o departamento de negócios internacionais compreende profundamente o papel essencial dos talentos locais no desenvolvimento de negócios, disse Jiang Qixiao, gerente de projetos do departamento no Nepal.
A combinação do aprendizado de chinês com o treinamento profissionalizante no centro recém-inaugurado na cidade de Lalitpur é uma medida fundamental para lidar com o gargalo de talentos, disse Jiang na cerimônia de abertura.
Em discurso na cerimônia de abertura por videoconferência, Tian Shili, alto funcionário da Faculdade de Energia Elétrica de Zhengzhou, expressou a esperança de que o centro se torne uma plataforma para estudantes nepaleses aprenderem chinês, dominarem habilidades e realizarem seus sonhos pessoais, além de ser um elo que ajude a promover a localização de projetos, o intercâmbio cultural e a amizade entre os países e povos.
O centro no Nepal, estabelecido em conjunto por uma faculdade chinesa e uma empresa por ocasião do 70º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países, abriu um novo caminho para melhorar a competitividade no mercado de trabalho dos nepaleses, afirmou Wang Xin, conselheiro da Embaixada da China no Nepal, na cerimônia de abertura.
Um total de 35 centros de língua chinesa e habilidades profissionais foram estabelecidos em 25 países desde 2021, observou Yu Tianqi, vice-diretora do Centro de Educação e Cooperação em Línguas do Ministério da Educação da China.
Yu sugeriu que o centro no Nepal atenderá às necessidades das empresas, ajudará no desenvolvimento local e no intercâmbio cultural, além de promover o aprendizado mútuo entre as civilizações chinesa e nepalesa, assim como a amizade através de gerações.
